sábado, 26 de março de 2011

Onicofagia . Você sabe o que é isso?


Apesar do nome ser estranho, o hábito é um dos mais comuns, e muitas de vocês podem até sofrer com esse vício. Sim, a onicofagia é considerada um vício, uma doença perante os médicos com fundo emocional.

Quando menos se percebe, você já levou as mãos na boca, já roeu suas unhas como se seus dentes servissem de serra.E por mais que você tente se controlar, parece que você está ligado no automático não é?

E porque parar de roer as unhas?

além da estética, roer unhas pode causar danos sérios á sua saúde; tanto das mãos quanto do seu organismo:

"Roer unhas pode resultar num transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca. Como muitos patógenos têm a habilidade de viver dentro da unha, o hábito de roer unhas pode potencializar as chances de danos à saúde.
Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida é suscetível a infecções oportunistas de micróbios e vírus. Esses patógenos podem se espalhar entre os dedos pela boca.

O hábito de roer as unhas podem causar danos irreversíveis as unhas caso a matriz das unhas sejam danificadas e destruídas. Já pensou nunca mais suas unhas crescerem?


Roer unhas também pode ser negativo por restringir o uso das mãos. Um roedor de unhas compulsivo pode ter sua habilidade para trabalhar restringida (por exemplo, escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir) por causa dos estragos feitos às unhas ou à pele em volta.

Um longo hábito de roer unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes incisivos, podendo gerar cáries nessas.A reabsorção radicular apical é um dos mais comuns e indesejáveis efeitos colaterais do tratamento ortodôntico, particularmente, nos incisivos centrais superiores. A onicofagia crônica pode acelerar a reabsorção, mesmo em ausência do tratamento ortodôntico. Exames clínicos nos “onicófagos” podem apresentar apinhamentos, giroversões e atrições nas bordas incisais dos incisivos inferiores, labioversão de incisivos superiores. Tais maloclusões são devidos a pressões introduzidas durante o ato da onicofagia.

Os pacientes viciados em roer unhas só dão sossego às mãos quando elas sangram. Mas isso dura pouco: é só o tempo de finalizar a cicatrização para o ciclo recomeçar . "

Então bonitinhas, além das mãos ficarem terríveis, nossa saúde corre risco!
As pessoas roem as unhas normalmente por ansiedade, insegurança, timidez, angústia e outros probleminhas; e se essa 'causa' for muito acentuada não há como a pessoa parar de roer as unhas sem uma acompanhamento psicológico.

Eu roía unhas, e puxava as peles laterais dos dedos até que sangrassem. Era uma verdadeira chacina, minhas mãos eram terríveis... e infelizmente não existe nenhuma receitinha mágica e poderosa pra dar pra vocês, a não ser: autocontrole!


Eu sei bem como é constrangedor ter as unhas roídas em certas situações, ás vezes dava vontade de esconder as mãos no bolso o tempo todo....mas isso era impossível. Eu tinha uma amiga que vivia fazendo uma pressão psicólogica em mim, que quando eu encontrasse algum garoto lindo, ele iria achar as minhas mãos horríveis. E isso eu tinha certeza, porque eu mesma já achava minhas mãos um caos...


Comecei a me incomodar com a aparência das minhas unhas e decidi que iria parar de roê-las de alguma forma.

Usei todos esses produtinhos que dão gosto amargo na boca sabem? e de nada adiantou! Eu acustumava com o gosto daquelas coisas rapidamente, e eu só aumentei os riscos da minha saúde porque além de possíveis bactérias e pedaços de unha, agora eu poderia engolir substâncias de um produto. Resolvi parar.

Tentei usar unhas postiças e foi a pior coisa que já fiz na minha vida! Minhas unhas até cresceram, porém extremamente fracas; e não adiantou de nada, as unhas postiças sufocavam minhas unhas; eu troquei um mal pelo outro e o pior; não cessou meu hábito de rober as unhas e ferir os dedos; assim que tirava as unhas postiças lá estava eu roendo aquelas unhas transparentes e maleáveis de tão fraquinhas.

E era um ciclo vicioso, eu roía as unhas por ansiedade e quando percebia que as tinha roído, ficava mais ansiosa ainda pelo que tinha feito.



E então, como parar de roer as unhas?

Como eu disse lá em cima, não existe nenhuma mágica! Só algumas coisinhas que você pode fazer como por exemplo manter as unhas sempre pintadas com cores vibrantes e bonitas...pra que toda vez que você pense em colocar a mão na boca, você desista pois vai estragar seu esmalte.

Isso pode não funcionar 100%, mas é um dica.
O que mais funcionou comigo foi 'vergonha' mesmo, eu andava na rua  e encontrava mulheres com unhas lindas e eu lá, com as mãos terrivelmente feias! Eu observava as unhas das mulheres o tempo todo como por exemplo em supermercados quando a caixa estava me dando o troco; e me envergonhava sempre pelas minhas unhas.Quando alguém mandava eu assinar alguma coisa então, piorou. E toda vez que eu me via extremamente ansiosa e notava que estava com as mãos na boca eu respirava e lembrava de todas as mãos bem cuidadas que eu via e como eu me sentia constrangida com o estado das minhas mãos.E isso foi funcionando aos poucos. Ás vezes até roía pedaços das unhas, mas logo que percebia pegava uma lixinha, lixava as unhas e tentava manter as mãos e boca ocupadas; muitas vezes minhas unhas estavam crescendo, eu ia e roía metade delas, ou arrancava os pedaços do dedo até que sangrassem... não é fácil e muito menos instantâneo. Mas é possível sim!

Confesso, eu troquei um vício por outro: saí da onicofagia pra virar uma esmaltólotra!
Comecei a cuidar tanto das minhas mãos pra que ficassem bonitas que hoje cuido delas ao extremo! Com muitos cuidados e compra de produtinhos e esmaltes! E até hoje continuo observando as mãos de outras mulheres nas ruas com apenas uma diferença: hoje não me envergonho das minhas, e sim...me orgulho cada vez mais! E acho terrível quando nessas observações, encontro uma mão feminina com as unhas extremamente roídas, mas entendo perfeitamente o que aquela menina deve passar!

Então meninas, cuidem das mãozinhas de vocês! Faz bem até pra auto-estima, o que ajuda na diminuição da ansiedade e insegurança, e automaticamente reduz também a probabilidade de vocês roerem as unhas novamente. É um ciclo perceberam? Aproveitem esse estouro que a indústria esmaltística sofreu nos últimos anos com tantas novidades e dediquem-se sim, o máximo que puderem pra acalçarem os objetivos de vocês! O meu era ter unhas e mãos mais bonitas, e hoje estou aqui escrevendo pra vocês justamente sobre unhas!

Escolha alguma amiga que também tem o mesmo vício, combinem de parar com isso juntas, reúnam-se para arrumarem suas unhas! Vá ao salão, peça ao seu namorado que chame sua atenção quando você estiver com as mãos na boca! Compre chicletes e ande com eles o tempo todo na bolsa; olhe fotos e imagens de unhas extremamente bonitas! Vale de tudo pra tentar abandonar esse vício que tanto incomoda!E lembrando que, se isso persiste por muitos anos, você já tentou de tudo e isso incomoda muito você, vale a pena buscar ajuda médica ( dermatologista) e psicológica!
Lembrem-se sempre dos danos que esse 'simples' hábito podem causar á saúde de vocês! Cuidem-se!

Bom final de semana pra vocês!
Um beeijo.

Ana =)

4 comentários:

  1. Adoreiii o post Ana, eu rouo unha =(
    Detesto isso, claro!
    Já parei de roer por três vezes, mas sempre que quebrava desanimava e roia de novo, ou qdo tava muito ansiosa...
    Vou tentar de novo! =D
    Parabéns pelo post.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa isso tudo pode acontecer só por roer as unhas?!

    Ainda bem que nao tenho esse costume meninas (=

    ResponderExcluir
  3. nossa, acho que todo mundo já roeu unha! haha. Eu já, mas parei! Entretanto, minhas unhas são fracas até hoje hihi. Saco :s

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas eu estou a duas semanas sem roer unha vamos ver até quando.

    ResponderExcluir